terça-feira, 21 de novembro de 2017

Web 3.0. Vantagens e Desvantagens na Educação A web 3.0 é a visão de uma era em que os motores de busca não se limitam a recolher e apresentar os dados que andam dispersos pela Internet, mas antes são capazes de “mastigar” essa informação e produzir respostas concretas.

 Vantagens da Web 3.0:
 – Aumento da informação;
 – Pesquisas eficientes;
 – Melhor marketing;
 – Maior comunicação;
 Desvantagens da web 3.0:

 – A maior desvantagem da Web 3.0, é que apenas os computadores mais avançados, serão capazes de lidar e funcionar com a web 3.0.


FERRAMENTAS COMUNICACIONAIS

Wiki



Wiki é uma ferramenta colaborativa simples que permite ao usuário editar coletivamente documentos hipertextuais e publicá-los na internet. Além da possibilidade de editar os textos, pode-se destacar outras facilidades, entre elas a forma de criar links e novas páginas, que é realizada de forma fácil sem códigos complicados, pode ser alterado por qualquer um, por meio de um browser. Entre os softwares para criação de Wiki, pode-se destacar o Mediawiki, sob licença Open Source.

ATIVIDADE EM GRUPO
A partir das leituras propostas na semana, cada grupo deve criar um texto coletivo utilizando a ferramenta wiki, as orientações encontram-se na plataforma.






Blog na Educação



A origem da palavra blog vem da expressão “Web log”, ou seja, literalmente, diário de bordo na rede.
A pesquisa em blogs acadêmicos ou educativos, assim com a proposta de desenvolver atividades em blogs por parte dos alunos, têm sido cada vez mais utilizadas por educadores.
A facilidade na criação e publicação das atividades, unida à possibilidade de construção coletiva e o potencial de intereção, inclusive com leitores desconhecidos, tornam os blogs uma ferramenta pedagógica. Os alunos podem fazer uso dos blogs para construir projetos e pesquisas individuais e em grupo, divulgação de trabalhos textos produzidos em conjunto e comentários sobre outros textos. Os professores, por sua vez, podem utilizar blogs para fornecer informações atualizadas e comentários sobre suas áreas de especialidades, assim como propor questões, exercícios e links para outros sites.
Segundo Suzana Gutierrez , da UFRGS, os blogs promovem o exercício da expressão criadora, do diálogo entre textos, da colaboração, co-autoria, autonomia, exercer o pensamento crítico.
E conforme o professor Jarbas Novelino Barreto do Senac de São Paulo “Não podemos mais inibir o aluno, que já está tão acostumado com aquela caneta vermelha rabiscando o texto. O interessante do blog é que o estudante se manifeste sem restrições, interagindo com outros alunos e professores”.
A seguir alguns artigos publicados sobre uso de blogs na educação:
Sete motivos para um professor criar um blog publicado pela professora Betina von Staa.
Blog-se…Quando percebem que vão publicar uma página na internet, os alunos dão um salto de qualidade nas pesquisas, na produção de texto, no trabalho em equipe… Na aprendizagem.
Revista Nova Escola.

                                                         ATIVIDADE
Quer aprender? Crie um blog…Como alunos e professores estão usando os diários na internet para partilhar dúvidas, estimular pesquisas e incentivar a troca de informações. 

Um comentário:

  1. Esse termo Web 3.0 é um pouco controverso, foi um jornalista que publicou uma matéria tentando prever os recursos que vão estar disponíveis na web no futuro, acho a discussão super válida pois daí podem surgir novas idéias que podem trazer facilidades futuras. Muito bom!

    ResponderExcluir